Notícias |12.12.2018

Inea marca presença em simulado para vazamento de óleo realizado na Baía de Guanabara

Uma equipe do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), participou, nesta terça-feira (11/12), de um exercício Simulado do Plano de Área da Baía de Guanabara para vazamento de óleo. O treinamento foi realizado no Porto de Docas do Rio de Janeiro, nos acessos dos Portões 24 e 30, localizado no bairro Caju, no Rio de Janeiro.

O cenário simulado foi um acidente durante a manobra de atracação, com a ocorrência de abalroamento entre uma embarcação abastecedora no costado da embarcação recebedora, devido à falta de equipamentos de navegação, ocasionando o furo no tanque de uma delas, e posterior vazamento de óleo diesel marítimo na Baía de Guanabara. Foi simulado o vazamento de aproximadamente 80 m³ de óleo diesel, sendo 77 m³ contidos pela barreira e 3m³ vazados para a Baía.

Cerca de 130 funcionários, entre Agências, membros do GRAC e da Rede Salvar, estiveram envolvidos.

A iniciativa foi promovida pela Secretaria de Estado de Defesa Civil (SEDEC RJ), em parceria com o Comitê do Plano de Área da Baía de Guanabara (PABG), o Inea, Empresas Privadas, o GRAC e a Rede Salvar.

Esse treinamento foi o último Exercício Simulado do Calendário de Eventos alusivos ao Dia Estadual para Redução do Risco de Desastre, celebrado em 29 de novembro e criado com a finalidade de demonstrar à população fluminense a importância da prevenção de desastres.